domingo, 16 de novembro de 2008

Guarda-roupas do novo 007 traz a elegância do estilista Tom Ford

'Quantum of Solace', 22º filme da série, está em cartaz.
Ex-designer da Gucci revela como vestiu Daniel Craig.


007 James Bond Daniel Craig (Foto: Divulgação)

Quando o assunto é moda, poucos discutem que 007 é um especialista. Ao lado de carros esportivos, tecnologia e "sex appeal", um senso de estilo impecável é marca registrada da franquia James Bond, ao longo de seus 46 anos. São 22 filmes, incluindo o mais recente, "Quantum of solace", em cartaz.

O visual do mais novo James Bond, interpretado pela segunda vez por Daniel Craig, segue o espírito de Sean Connery, que introduziu 007 nas telonas. O guarda-roupas de Craig é modesto, porém elegante, com uma paleta de cores limitada a preto, branco, azul e cinza, diz Louise Frogley, figurinista de "Quantum of Solace".

Para criar o estilo, Frogley recorreu a Tom Ford, antigo estilista de Gucci e Yves Sain Laurent que hoje é conhecido por sua própria marca, a Saville Row. "Eu entrei em contato com Tom Ford depois que vi o que ele vinha produzindo, roupas que são icônicas. Não são peças que entregam suas origens, elas evocam mistério", diz a figurinista. "São objetos de desejo."

Ford, que já vestiu Craig para o tapete vermelho de diversos eventos, ficou feliz de ajudar. "Muita gente na indústria da moda pensa que as pessoas que vestem roupas tradicionais são chatas. Bond prova que vestir peças tradicionais pode ser o reflexo de uma vida que é tudo menos chata", diz.

Ele conta que manteve os cortes tradicionais de propósito. "Ao vestir Bond de uma forma simples, acentuamos que ele só é simples na aparência. É uma metáfora para o terno perfeito: no corpo, ele deve parecer natural, uma parte de você."

"Eu desenho coisas que são mais extravagantes, mas isso serviria para Craig, não para Bond. James Bond veste algo como um uniforme", afirma.

Figurinos luxuosos

Na verdade, são vários uniformes: sua grife fez 450 peças para 11 mudanças de figurino no filme. Havia réplicas para dublês e roupas com variados graus de desgaste.

Frogley conta que quanto o autor Ian Fleming criou o mundo de Bond, após a Segunda Guerra, a idéia de um guarda-roupas luxuoso era excitante e inspirador. Um smoking de James Bond era o símbolo perfeito de sofisticação e riqueza. Naquela roupa, ele corria lugares exóticos que seus fãs só poderiam visitar em sonhos, mas, ao mesmo tempo, sua simplicidade tornava tudo perfeitamente possível.

O corte das peças é particularmente importante, já que Bond tem que correr, pular, desviar de tiros e, ao mesmo tempo, manter a elegância. "Os paletós deslizavam quando Daniel fazia muitos movimentos", conta Frogley. "Eles eram perfeitos para Bond. Nos anos 90, o corte mais popular de ternos era largo, mas agora a moda é o corte italiano dos anos 60."

Além disso, as cenas em que James Bond tira a roupa também são uma parte importante da série de aventura. Seu jeito de lidar com as mulheres é o que faz de Bond um ídolo para os homens, diz Mark Rozzo, editor da edição masculina da revista "Vogue", que recentemente trouxe Daniel Craig na capa.

"Você pode mudar o ator, e Craig é um James Bond muito diferente de Pierce Brosnan, mas ainda assim é 007. Ele é muito suave", diz. "Ele tem bom gosto e é fiel."

Os melhores preços de: Caneta laser, Lanterna e caixa de ferramentas, Lanterna tática

As melhores jóias com preços imbatíveis

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO