sábado, 29 de novembro de 2008

Crítica: Em 'Rede de mentiras', Di Caprio encarna 'Bond globalizado'

Dirigido por Ridley Scott, filme estréia nesta sexta-feira (28).
Elenco do suspense também traz Russell Crowe.

O sucesso de "007 - Quantum of Solace" confirma: James Bond continua em alta. De olho no filão, o diretor Ridley Scott (de sucessos como "Blade Runner" e "Gladiador") transforma Leonardo DiCaprio em uma espécie de James Bond globalizado em seu novo filme, "Rede de mentiras", que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (28).

Foto: Divulgação/Divulgação

Russell Crowe e Leonardo DiCaprio protagonizam o suspense de espionagem (Foto: Divulgação)

"Body of lies", no original, traz Di Caprio na pele de Roger Ferris, um agente secreto que cruza países como quem vai à esquina, fala árabe fluentemente e sabe tudo sobre política do Oriente Médio. Como se não bastasse, ele sobrevive a tiroteios, bombas, perseguições e tortura e ainda arranja tempo para se apaixonar. Bem ao estilo Bond de ser, só que nos dias de hoje, num mundo pós 11 de setembro.

O roteiro de William Monahan (que ganhou um Oscar pelo texto de "Os infiltrados"), baseado em romance de David Ignatius, leva "Rede de mentiras" para além das cenas de ação de prender a respiração, acrescentando cérebro e política internacional ao caldeirão de Ridley Scott.

Terrorista na mira

Na trama, Ferris tenta desmascarar o mentor de um grupo terrorista do Oriente Médio simulando a existência de uma organização terrorista rival. Para que seu plano funcione, ele tem que criar um líder fictício e plantar evidências convincentes por aí, o que lhe custa muitas situações de risco e alguns ferimentos.

Em sua aventura, o protagonista trabalha em contato constante com Ed Hoffman (interpretado por Russell Crowe, que engordou mais de 20 quilos para as filmagens), seu chefe na CIA, baseado em Washington. Hoffman, que acredita numa conspiração do Oriente contra o Ocidente, é o elemento da trama que liga os pontos entre o absurdo e o perfeitamente possível, tornando o longa ainda mais envolvente.

Mas, como em todo filme de espiões, o público deve deixar seu senso de realidade do lado de fora da sala de cinema e desligar seu detector de absurdos. Feito isso, "Rede de mentiras" é diversão garantida.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO