domingo, 26 de outubro de 2008

‘W’, de Oliver Stone, retrata Bush como um presidente atrapalhado e abandonado

Ótimo entretenimento, filme mostra um jovem problemático e beberrão.
Em Houston, cinema que passava o longa estava vazio na última quarta.


Cena do filme 'W.', de Oliver Stone (Foto: Divulgação)

O presidente norte-americano, George W. Bush, está sozinho. Seu isolamento no centro de um estádio de beisebol, numa das cenas mais marcantes de “W”, sua cinebiografia arrasa-quarteirão que estreou no último fim de semana nos Estados Unidos, representa bem o atual momento deste personagem político.

Após oito anos de governo, Bush foi abandonado pelo seu próprio partido e, mesmo no Texas, sua terra natal, poucos parecem felizes com seu conterrâneo.

O G1 assistiu a “W”, de Oliver Stone, em um cinema na região central de Houston, maior cidade do estado de origem do presidente. Apesar de se tratar de um lançamento no cinema, e de a TV local passar vários anúncios do filme, menos de 15 pessoas assistiram à segunda sessão da última quarta-feira (22).

“O filme é ótimo, mostra bem quem ele é e o quanto ele foi abandonado por seu partido”, analisou o vendedor de artigos médicos Sam Williams, um dos poucos presentes na sala de projeção depois do fim do filme. “Todo mundo aplaudiu quando John McCain disse, no debate, que não era Bush, mas os republicanos são tão responsáveis pelo péssimo governo quanto o presidente.”

Sam Williams, texano e eleitor de Barack Obama, em cinema de Houston nesta sexta-feira (24) para assistir a 'W'. (Foto: Daniel Buarque/G1)

Eleitor de Obama e texano, Williams disse ter uma cabeça mais aberta do que muitos conterrâneos seus. Ele argumentou que o país precisa de um novo líder, que deixe de lado a “diplomacia caubói” e recupere o respeito de outros países.

Entretenimento
Ótimo entretenimento, o filme de Stone mostra Bush como um jovem problemático, beberrão, farrista, mas que tenta se tornar uma pessoa séria para conquistar o respeito de “papi”, como se refere ao ex-presidente George H.W. Bush. A história mostra a ascenção política de toda a família, tanto no Texas quanto no resto do país.

Essa busca pela atenção paterna e a política “de estômago”, sem a delicadeza diplomática, são apontadas no filme como as causas da invasão norte-americana do Iraque, um dos principais fracassos do governo.

“W” mostra de dentro alguns dos momentos mais importantes da política norte-americana nos últimos anos, com detalhes de discussões políticas importantes para todo o planeta.

A atuação excepcional de Josh Brolin, que encarna a personalidade do atual presidente a ponto de se confundir com ele, permite que se descubra um político inteligente e simpático, apesar bastante atrapalhado, pouco intelectual e quase inconsciente da importância do cargo que ocupa.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO