domingo, 26 de outubro de 2008

Filme revela a vida sem glamour dos super-heróis de Hollywood

'Confissões de super-heróis' tem sessões na Mostra esta semana.
Superman é franzino, Batman, pavio-curto, e Hulk, um ex sem-teto.


Batman, Superman e Hulk em cena de 'Confissões de super-heróis' (Foto: Divulgação)

Super-heróis dos quadrinhos são a bola da vez em Hollywood. Na língua dos estúdios e dos produtores da capital mundial do cinema de entretenimento, nomes como Batman, Homem-Aranha, Hulk e Superman equivalem a montanhas de dinheiro em bilheterias e merchandising. Enquanto isso, há poucos quilômetros dali, na Calçada da Fama, um grupo de atores fantasiados de heróis das HQs circula diariamente entre os turistas em busca de gorjetas e, principalmente, de alguém que lhes dê uma chance para se tornarem eles próprios celebridades dignas de uma estrela no boulevard em que caminham.

Confira os destaques da 1ª semana da Mostra Internacional de Cinema de SP

Superman é certamente o mais obstinado dos quatro personagens retratados em “Confissões de super-heróis”, documentário exibido nesta quarta (22), às 22h10, na Mostra de Cinema de São Paulo – veja dias e horários alternativos abaixo. Há 11 anos no serviço, ele já transformou sua casa em um verdadeiro QG do Homem de Aço, com pôsteres, bonecos e souvenires do herói da DC Comics espalhados por todo canto do local. Franzino, porém idêntico do pescoço para cima ao ator Christopher Reeves, que interpretou o personagem no filme clássico da década de 1980, o Superman da Calçada da Fama se orgulha ao revelar sua identidade supostamente verdadeira: Christopher Dennis (além da coincidência no primeiro nome com o ídolo, o sobrenome é o mesmo da estrela de cinema Sandy Dennis, a quem o Superman da Calçada chama de mãe, embora nem mesmo alguns familiares da atriz o reconheçam).


Idêntico da cabeça para cima a Christopher Reeves, Superman é o mais obcecado pelo trabalho (Foto: Divulgação)

Mais experiente e até com alguma fama conquistada através de reportagens sobre o trabalho dos atores de rua de Hollywood, Chris “Superman” Dennis funciona como uma espécie de líder e embaixador do local – é a ele que Marilyn Monroe recorre para reclamar de turistas japoneses que tiraram fotos com ela e não deram gorjetas, e é ele quem controla o temperamento explosivo do Batman, que antes de vestir a máscara do Homem-Morcego afirma ter deixado “um rastro de corpos” pelo Texas enquanto trabalhava como capanga para um mafioso italiano. Faixa preta em artes marciais, Maxwell Allen, o Batman, faz jornada dupla trabalhando como segurança nos perímetros dos estúdios de cinema e lamenta não ter conseguido papéis relevantes até hoje por ser “muito parecido com o George Clooney”. Sua mulher, aliás, concorda.

O núcleo de super-heróis que passam pelo divã do diretor Matthew Ogens inclui ainda a Mulher Maravilha e o Hulk. Rainha do baile e cheerleader na cidadezinha onde nasceu e cresceu, Maynardville, no Tennessee, a Mulher Maravilha Jennifer Wenger resolveu tentar a sorte em Hollywood logo após terminar o colegial. Com apenas algumas pontas em seriados e comerciais para a televisão, ela resolveu vestir o microshorts e a tiara da heroína da DC para garantir sua sobrevivência enquanto não emplaca um grande projeto.

Mulher Maravilha reclama da relação com o pai superexigente e com o marido, que só quer saber de trabalho (Foto: Divulgação)

O mesmo vale para o jovem negro Joseph McQueen, que só topa acordar todas as manhãs e caminhar por seu bairro a pé debaixo da fantasia quente do Hulk – “me sinto um loser”, confessa enquanto passa diante de um casal de jovens amigas – porque acredita que o sucesso ainda vai bater à sua porta. Depois de viver como sem-teto em Los Angeles por quatro anos logo ao chegar de sua cidade na Carolina do Norte apenas com o dinheiro de um videogame Super Nintendo vendido, McQueen comemora como um Oscar a sua escolha para um papel coadjuvante em “Finishing the game: the search for a new Bruce Lee”, filme B com jeitão anos 70, que se propõe a encontrar um substituto para a lenda das artes marciais e concluir seu último e inacabado longa, “Game of death”.

Supervilões?

Além do drama pessoal e psicológico de cada um dos atores, “Confissões de super-heróis” registra ainda as dificuldades que eles enfrentam para trabalhar na Calçada da Fama. Altamente rigorosa, a polícia de Los Angeles coloca oficiais à paisana para conferir se não há excessos na abordagem aos turistas. Se houver, é cadeia, como o documentário mostra de maneira tragicômica em um episódio em que foram presos o Elmo, do “Vila Sésamo”, e o Sr. Incrível, da animação “Os Incríveis”. Max Allen, o Batman de pavio-curto, também já foi preso por discutir com passantes.

Para um ex-prefeito de Hollywood entrevistado pela equipe do documentário, aqueles homens fantasiados de super-heróis que fazem a alegria do álbum fotográfico de muita gente não passam de “mendigos”, que precisam ser retirados de lá.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO