quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Christopher Nolan comenta um possível terceiro "Batman"

Após alguns meses de férias em local ignorado, o diretor do sucesso de bilheteria e de crítica "Batman - O Cavaleiro das Trevas", Christopher Nolan, finalmente volta a cena hollywoodiana. Em entrevista ao blog Hero Complex do jornal L.A. Times, o cineasta falou sobre a franquia Batman, tanto do presente quanto do futuro desta.

Quanto aos aspectos políticos que muitos viram no segundo longa do homem-morcego dirigido por ele, Nolan diz que, embora analogias com o presente político da sociedade não tenham sido propositais, certas cenas fizeram com que o público realmente começasse a se questionar quanto àquelas ações vistas na tela, algo que ele não considera necessariamente ruim. O cineasta cita como exemplo a seqüência do interrogatório entre Batman (Christian Bale) e o Coringa (Heath Ledger), na qual existia o paradoxo de como se lutar com alguém que triunfa com o ato da agressão.

Porém, o ponto principal a ser abordado na curta entrevista fora se o cineasta voltará para o terceiro filme da franquia. Aqui, Nolan fora bastante enigmático. Segundo ele, existem perguntas básicas a serem respondidas por ele antes de tal decisão. Primeiramente, existe uma história que vai mantê-lo emocionalmente interessado pelos dois ou três anos necessários para a feitura de um filme desse porte? A segunda pergunta, mais superficial, é: quantas terceiras partes de séries cinematográficas são dignas de nota?

Parece que o cineasta está a par da "maldição do terceiro filme" que cerca boa parte das franquias de sucesso na sétima arte. No entanto, ele já diz para os fãs: havia também um estigma em relação às partes dois que fora quebrado com sucesso por "Batman - O Cavaleiro das Trevas". Nolan afirma que tudo gira em torno do roteiro. Se houver um que lhe agrade, tudo é possível. Completando a entrevista com uma rápida piada, o cineasta brinca dizendo que espera que essa resposta escorregadia tenha sido boa o suficiente.

Sobre futuros projetos, o diretor diz que está em uma encruzilhada: embora tenha uma certa vontade em voltar a realizar filmes menores, ele afirma ter tido uma emoção única lidando com equipamentos de alta tecnologia e cenas altamente complexas, ainda não tendo definido o que fará em um futuro próximo. Os fãs aguardam ansiosamente pela decisão do diretor.


Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO