segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festival do Rio promete maratona de 350 filmes

Mostra começa nesta quinta-feira (25) e ocorre até 9 de outubro.
Seleção inclui novos longas de Coppola, Woody Allen e irmãos Coen.

Pode começar a desmarcar seus compromissos das próximas semanas e abrir lugar na agenda. É que começa na próxima quinta-feira (25) o Festival do Rio, que vai trazer para cinemas da cidade 350 filmes, a maioria deles inédita no Brasil.

Foto: Divulgação/Divulgação

Penélope Cruz e Scarlett Johansson em 'Vicky Cristina Barcelona', que será exibido (Foto: Divulgação)

O festival já começa com a exibição do aguardado "Última parada 174", nada menos que o longa-metragem escolhido para representar o Brasil entre os candidatos ao Oscar.

Serão 15 dias de maratona, misturando novidades de grandes diretores, como Woody Allen, Francis Ford Coppola e os oscarizados irmãos Joel e Ethan Coen, a raridades e hits de grandes festivais internacionais, como Cannes e Veneza.

Entre os filmes confirmados estão o esperado "Vicky Cristina Barcelona", novo trabalho de Woody Allen, que traz Scarlett Johansson e Penélope Cruz em cenas picantes. Também estão na programação "Youth without youth", que marca a volta de Coppola à direção após dez anos de hiato, e "Queime antes de ler", nova comédia dos Coen, que reúne Brad Pitt, George Clooney e John Malkovich no elenco.

O público também poderá conferir o badalado "Filth and Wisdom", que marca a estréia de Madonna como cineasta, "Rachel getting married", que já colocou Anne Hathaway como forte candidata ao próximo Oscar, e a animação japonesa "Ponyo on the cliff by the sea", novo longa do diretor de "A viagem de Chihiro", Hayao Miyazaki.

O festival também dedica lugar especial à música pop, que terá uma mostra inteirinha de documentários, a Midnight Songs. Estão incluídos longas sobre Neil Young, Patti Smith e Joe Strumer, ex-líder do The Clash.

Cena de "Feliz Natal", estréia de Selton Mello como cineasta (Foto: Divulgação)

Lançamentos brasileiros

Mais uma vez o Festival do Rio serve como plataforma de lançamento do cinema nacional na mostra Première Brasil. Nesta edição do evento, haverá 35 produções brasileiras, incluindo ficção e documentário.

Entre os destaques de ficção estão "Feliz Natal", dirigido por Selton Mello, "A festa da menina morta", de Matheus Nachtergaele, "Romance", de Guel Arraes, "A guerra dos Rocha", de Jorge Fernando, e "Todo mundo tem problemas sexuais", de Domingos de Oliveira.

Já a seleção de documentários traz "Contratempo", que marca a estréia de Malu Mader na direção, ao lado de Mini Kerti, "Titãs - A vida até parece uma festa", sobre a banda de rock, e "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", co-dirigido pelo Casseta Claudio Manoel.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO