quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Crítica: Com Vin Diesel, ‘Missão Babilônia’ traz trama incompreensível

Estrelado por Vin Diesel, filme entra em cartaz nesta sexta-feira (19).
Longa desagradou ao seu próprio diretor, Mathieu Kassovitz.

O que esperar de um filme descrito publicamente pelo próprio diretor como “pura violência e estupidez”? Pois este é o caso de “Missão Babilônia” (“Babylon A.D.”, no original), do cineasta Mathieu Kassovitz, que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19).

Foto: Divulgação/Divulgação

Na trama, Vin Diesel vive um assassino profissional em um futuro apocalíptico (Foto: Divulgação)

Kassovitz tinha razão, o longa-metragem é pura violência e estupidez. Mas esse, certamente, não é o único nem o principal problema. “Missão Babilônia” é uma bagunça incompreensível, que consegue unir cenas de ação mal realizadas a uma trama repleta de bobagens místicas e metáforas sem sentido.

Estrelado por Vin Diesel e Michelle Yeoh (de “O tigre e o dragão”), o filme gira em torno de Toorop (Diesel), um mercenário que luta para sobreviver num mundo do futuro devastado por guerras, miséria e vazamentos nucleares.

A missão do protagonista é escoltar uma mulher, Aurora (Mélanie Thierry), e sua irmã (Yeoh) em fuga de um convento no Cazaquistão para Nova York. Eles cruzam o território da Rússia, atravessam o Estreito de Bhering de submarino e passam pelo Alasca e Canadá.

No caminho, o personagem de Vin Diesel enfrenta todo tipo de ataques e perseguições mirabolantes, difíceis de acreditar. Mas a trama desanda de vez quando Toorop percebe que a mulher que protege significa uma última esperança para a humanidade. Daí em diante, prepare-se para um show de tiradas sem pé nem cabeça.

O resultado pode até dar pena do diretor, que atribuiu os problemas do longa à intervenção do estúdio em seu trabalho artístico. Mas, apesar de Kassovitz ter dado à história do cinema o excelente “O ódio”, não devemos esquecer que ele foi o responsável pelo fiasco “Gothika”, o terror que manchou o currículo da estrela Halle Berry.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO