quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Crítica: em 'Hellboy II', Guillermo del Toro promove a guerra dos 'freaks'

Diretor mexicano recupera criaturas gosmentas de 'Labirinto do Fauno'.
História narra disputa milenar entre o mundo místico e os homens.

Não muito tempo atrás, o nome de Guillermo del Toro era conhecido apenas por poucos cinéfilos, fãs de quadrinhos e de histórias de horror. Mas o sucesso de "Labirinto do Fauno", indicado a seis Oscars e vencedor de três deles em 2007, abriu de vez as portas de Hollywood para o universo de fantasia do diretor mexicano.

Em "Hellboy II: o Exército Dourado", que estréia nesta sexta-feira (5) nos cinemas do país, as criaturinhas gosmentas e assustadoras de Del Toro - além, claro, do diabão musculoso e esquentado que dá nome à série - estão de volta, em maior número e mais fortes do que nunca.

Nesta continuação do filme de 2004, Nuada, o príncipe dos elfos, resolve quebrar uma trégua milenar que havia entre os seres místicos (elfos, ogros, goblins etc.) e os humanos. Contrariando o pai e a irmã, ele tenta reunir os três fragmentos de uma coroa mágica que lhe dará controle sobre o Exército Dourado, batalhão de soldados imbatíveis que séculos atrás já havia dado uma lição sangrenta à humanidade.

Quando os primeiros sinais dessa nova guerra iminente começam a aparecer em Nova York, caberá a Hellboy - personagem adaptado das histórias em quadrinhos de Mike Mignola -, com a ajuda de seus parceiros do Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal, solucionar o caso.

H.G. Wells x J. R. R. Tolkien

Apoiado no mesmo elenco, com Ron Perlman no papel principal, Selma Blair como a também paranormal e namorada de Hellboy, Liz Sherman, e Doug Jones vestindo a fantasia do escamoso Abe Sapien, "Hellboy II" preserva afiado o senso de humor do longa anterior. Seus melhores momentos giram em torno das piadas com o pavio curto e a falta de tato do vermelhão, que, desta vez, como castigo por estragar uma missão, ganha de presente um novo chefe, o caxias Johann Krauss.

O personagem Johann Krauss e seu visual 'steampunk' (Foto: Divulgação)

Krauss é um agente alemão, na verdade um ectoplasma (fumacinha, espírito, você escolhe) vivendo dentro de uma armadura que lembra aquelas roupas de mergulho antigas. Cercado de engenhocas e bugigangas que parecem saídas da ficção científica do início do século passado, o personagem serve como o contraponto "steampunk" à estética mais orgânica dos monstros que Del Toro espalha pelas cenas, espécie de encontro entre os imaginários de H.G. Wells e J.R.R. Tolkien.

Nós contra eles

Por baixo da superfície, no entanto, o filme de Guillermo del Toro procura dar espaço a um velho dilema de Hellboy: apesar de ter nascido demônio, o herói se esforça para se integrar aos humanos e viver dentro da "normalidade" - quer casar, ter filhos, beber cerveja e ouvir Barry Manilow como um americano qualquer. A recíproca, porém, nem sempre é verdadeira e, nesses casos, o herói - e todos os outros "freaks" que o cercam - acaba sempre se perguntando até que ponto vale a pena lutar por alguém que, mais dia menos dia, vai querer vê-lo destruído.

Já bastante manjada do universo de livros de fantasia, a idéia faz sentido aqui, mas escorrega em alguns momentos quando apela para uma retórica por demais simplista. Quando tenta convencer o pai de que é hora de entrar em guerra novamente com os humanos, o Príncipe Nuada se justifica dizendo que estes "estão construindo shopping centers e estacionamentos" nas terras que um dia foram deles. Será que não dava para arranjar uma desculpinha melhor?

Como nos quadrinhos, em que Hellboy é um personagem cult, mas sem sombra do sucesso de um Batman ou Homem-Aranha, é covardia imaginar que, no cinema, "Hellboy II" tenha estatura para enfrentar um "Cavaleiro das Trevas". É preciso reconhecer, contudo, que, como na maior parte dos trabalhos de Del Toro, o filme respeita as convenções do gênero e dá ao personagem-título mais uma chance digna de conquistar novos fãs e obter definitivamente o seu passe de saída do purgatório.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO