terça-feira, 9 de junho de 2009

Cameron comenta os formatos de exibição de "Avatar"

Durante uma sessão especial de filmes de James Cameron ("Titanic") em um cinema na cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, o público pôde ficar mais próximo do diretor, que fez uma aparição surpresa e respondeu aos fãs. Os sites Ain't it Cool e The First Showing estiveram presentes e questionaram sobre o próximo filme do diretor, "Avatar", que já recebeu diversas críticas favoráveis em exibições testes. A novidade que o diretor soltou foi quanto a diferença das exibições nas telas dos cinemas.

O filme, que também ganhará uma versão em 3D, chegará às telas em uma versão maior, quanto ao aspecto. Enquanto a versão widescreen, o formato padrão é de 2.38 (aquele que conhecemos no nosso padrão dos cinemas brasileiros, também), a versão em 3D apresentará um filme com o aspecto em 1.78, ou seja, a tela será um pouco maior na altura.

Essa diferença, segundo o diretor, não chega a afetar tanto nem causar danos ao que é apresentado na tela, se comparado ao que é feito na adaptação da versão widescreen para a fullscreen (o aspecto que vemos os filmes que passam nas televisões, em canais abertos, por exemplo). Mesmo assim, o diretor parece empolgado com a nova versão e a possibilidade de ampliar mais ainda as imagens de seu filme.

Ainda segundo Cameron, ele reconhece que o filme pode não fazer história nos cinemas, assim como "Titanic" fez, mas que algumas cenas em computação gráfica serão memoráveis. Quanto a computação gráfica, ele diz que "não são necessariamente revolucionárias", mas que o novo sistema que ele criou, que captura e renderiza a imagem na hora, para a computação gráfica, pode sim mudar o jeito de fazer cinema.

Na foto, confira o exemplo usado pelo site The First Showing para explicar a diferença entre a tela 2.35 (versão 2D) e a tela 1.78 (versão 3D).

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO