sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Fenômeno ‘Crepúsculo’ chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira

Depois de virar fenômeno teen e bater recorde de bilheteria nos EUA, o filme “Crepúsculo” chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19). Baseado no best-seller de Stephenie Meyer, o longa-metragem marca o retorno dos vampiros às telas e propõe um novo formato de cinema adolescente.

Foto: Divulgação/Divulgação

Os quase desconhecidos Kristen Stewart e Robert Pattinson em 'Crepúsculo' (Foto: Divulgação)

A trama gira em torno do romance proibido entre Isabella Swan (Kristen Stewart), uma garota introspectiva, de poucos amigos, e Edward Cullen (Robert Pattinson, o Cedric Diggory da série “Harry Potter”), um vampiro adolescente.

Mesmo com um elenco quase desconhecido, comandado por uma produtora independente (com efeitos especiais nada mais que básicos) e com um orçamento modesto (cerca de U$ 37 milhões, menos de um quarto do custo de produção do último “Harry Potter”, por exemplo), o longa-metragem já faturou mais de US$ 138 milhões nos EUA.

Qual é, então, o segredo do sucesso de “Crepúsculo”? O filme traz uma protagonista realista, longe dos estereótipos adolescentes de Hollywood, que causa empatia instantânea com o público. Também há uma espécie de príncipe encantado contemporâneo, que está mais para “bad boy” do que para um galã certinho, mais próximo das fantasias femininas atuais.

Essa releitura do universo adolescente, que foca principalmente nas questões existenciais dessa fase da vida, talvez seja explicada pelo fato de que o longa-metragem é um projeto essencialmente feminino, escrito, dirigido e protagonizado por mulheres. E nesse campo, “Crepúsculo” já fez história: teve o maior fim de semana de lançamento de uma diretora, a americana Catherine Hardwicke, que faturou US$ 70 milhões nos primeiros dias em cartaz nos EUA.

Trama

A história começa quando Isabella se muda da ensolarada cidade de Phoenix para a chuvosa e pequenina Forks, no norte dos EUA. Ela vai morar com o pai, o chefe de polícia Charlie, para tentar uma mudança de ares. Como tantos outros adolescentes, Bella sente um vazio existencial, como se estivesse faltando alguma coisa em sua vida.

Em sua nova escola, Bella é vista como um ser estranho: branquela e tímida, ela não é loura, não é boa em esportes, não gosta de festa e quase não sorri. Logo faz amizade com outros "excluídos do sistema", alguns deles vistos como nerds.

Enquanto as outras garotas passam seus dias fofocando sobre outras garotas, vestidos e o tão esperado baile de formatura, Bella está envolvida em questões mais profundas, perdida em seus próprios pensamento.

Bella logo se sente atraída pelo estranho e misterioso Edward, que acaba se revelando um vampiro depois que a salva de um acidente de carro com seus super-poderes. Ela diz: ''De três coisas eu estava convicta. A primeira, Edward era um vampiro. A segunda, havia uma parte dele, e eu não sabia que poder essa parte teria, que tinha sede do meu sangue. E a terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”

Edward muda a vida de Bella para sempre, e juntos eles vão formar o casal mais bizarro e rock'n'roll da escola e viver muitas aventuras. Tantas, que o filme vai virar série, e já tem outro longa-metragem à caminho, "Lua nova", com estréia prevista para o início de 2010.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO