quinta-feira, 2 de abril de 2009

'Monstros vs. alienígenas’ chega aos cinemas e impulsiona novo 3D

Animação da Dreamworks teve maior estreia do ano nos EUA.
Spielberg, George Lucas e outros também investem na nova tecnologia.

Hollywood parece ter encontrado a solução para fazer frente à pirataria e atrair o público de volta às salas de cinema: o 3D. Depois de anos de investimento em novas tecnologias, o retorno começa a dar frutos agora, com o lançamento da animação “Monstros vs. alienígenas”, que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (3).

Foto: Divulgação/Divulgação

A animação 'Monstros vs. alienígenas' combina ação e humor (Foto: Divulgação)

Nos EUA, o sucesso foi incontestável: a superprodução da Dreamworks conquistou a maior estreia do ano, com bilheteria de US$ 58,2 milhões. No Brasil, as pré-estreias (que atraíram cerca de 63 mil espectadores) já prenunciam um desempenho semelhante, e o filme chega a 345 salas do país, sendo quase 50 delas equipadas para o formato 3D.

Novo 3D

Mas não estamos falando daqueles óculos de papelão com lentes coloridas de antigamente, nem daquelas imagens apagadas e confusas, que chegavam a dar dores de cabeça.

O novo 3D é nítido, envolvente e coloca o público praticamente dentro da tela, transformando a ida ao cinema em uma experiência impossível de ser reproduzida em casa. Além disso, os novos óculos são tão bacanas que você vai querer levar para casa.

Não à toa o 3D digital já conquista grandes nomes de Hollywood, como Steven Spielberg, George Lucas, Peter Jackson e James Cameron, que anunciaram recentemente projetos que exploram a nova tecnologia.

Atualmente, Spielberg está filmando sua adaptação de “Tintin” em 3D digital, que terá seqüência, também no formato, dirigida por Peter Jackson. Os estúdios Disney/Pixar planejam relançar, ainda este ano, “Toy Story” em três dimensões, enquanto George Lucas quer usar a nova tecnologia para levar a trilogia “Star Wars” de volta aos cinemas. Já Cameron está finalizando a ficção científica “Avatar” em 3D digital e já prepara uma nova versão tridimensional de seu filme-fenômeno “Titanic". Só para citar alguns exemplos.

“Monstros vs. alienígenas” é o primeiro filme em 3D da Dreamworks, mas o diretor geral do estúdio, Jeffrey Katzenberg, afirma que daqui para frente todas as produções serão criadas para o novo formato, que ele chama de “InTru3D”.

Além das novas tecnologias de captação e finalização, a novidade desse formato é que todo o material é criado e captado, do roteiro à finalização, diretamente para a projeção em 3D, e não adaptado posteriormente para essa tecnologia. Essa nova forma de trabalho pode encarecer a produção em cerca de 15%, mas se esta é a aposta dos grandes nomes de Hollywood, deve compensar o investimento.

Dos quadrinhos para os cinemas

“Monstros vs. alienígenas” traz um quinteto de monstros que se conhecem em uma prisão confidencial do governo americano, depois de serem detidos e considerados aberrações da natureza. Mas, quando o mundo é invadido por alienígenas do mal, o mesmo governo pede ajuda ao grupo para expulsar os invasores, prometendo sua liberdade em troca.

Inspirada nos quadrinhos de terror “Rex Havoc”, a trama faz uma sátira dos filmes do gênero catástrofe e traz como heróis os monstros Ginórmica, uma garota de 15 metros de altura, Dr. Barata, um cientista transformado em inseto falante, Elo Perdido, um ser pré-histórico entre o macaco e o peixe, Bob, um sujeito disforme e gelatinoso, e Insectosaurus, um inseto que cresceu 106 metros depois de submetido a radiação. Os personagens são dublados por Reese Witherspoon, Hugh Laurie, Will Arnett, Seth Rogen, Kiefer Sutherland, entre outros.

O humor está presente desde a primeira seqüencia da animação, em que alienígenas chegam à Terra e ameaçam a vida humana. Um presidente americano metido a herói tenta dialogar com o invasor. Mas o vilão não está para conversa e ignora os apelos do presidente, responsável pelas melhores piadas da cena.

“Monstros” também tem muita ação, em combates acelerados entre a turma de monstros e os alienígenas. Enquanto Ginórmica, desengonçada, usa carros como patins, os demais monstros não sabem se salvam os humanos, atacam o vilão ou caem na gargalhada. E o espectador ali, dentro da tela, como se fizesse parte da ação.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO