Cameron comenta os formatos de exibição de "Avatar"
Durante uma sessão especial de filmes de James Cameron ("Titanic") em um cinema na cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, o público pôde ficar mais próximo do diretor, que fez uma aparição surpresa e respondeu aos fãs. Os sites Ain't it Cool e The First Showing estiveram presentes e questionaram sobre o próximo filme do diretor, "Avatar", que já recebeu diversas críticas favoráveis em exibições testes. A novidade que o diretor soltou foi quanto a diferença das exibições nas telas dos cinemas.
O filme, que também ganhará uma versão em 3D, chegará às telas em uma versão maior, quanto ao aspecto. Enquanto a versão widescreen, o formato padrão é de 2.38 (aquele que conhecemos no nosso padrão dos cinemas brasileiros, também), a versão em 3D apresentará um filme com o aspecto em 1.78, ou seja, a tela será um pouco maior na altura.
Essa diferença, segundo o diretor, não chega a afetar tanto nem causar danos ao que é apresentado na tela, se comparado ao que é feito na adaptação da versão widescreen para a fullscreen (o aspecto que vemos os filmes que passam nas televisões, em canais abertos, por exemplo). Mesmo assim, o diretor parece empolgado com a nova versão e a possibilidade de ampliar mais ainda as imagens de seu filme.
Ainda segundo Cameron, ele reconhece que o filme pode não fazer história nos cinemas, assim como "Titanic" fez, mas que algumas cenas em computação gráfica serão memoráveis. Quanto a computação gráfica, ele diz que "não são necessariamente revolucionárias", mas que o novo sistema que ele criou, que captura e renderiza a imagem na hora, para a computação gráfica, pode sim mudar o jeito de fazer cinema.
Na foto, confira o exemplo usado pelo site The First Showing para explicar a diferença entre a tela 2.35 (versão 2D) e a tela 1.78 (versão 3D).
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário